quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O QUE SÃO MOVIMENTOS DE MASSA?

Entenda por que esses movimentos naturais tornam-se um problema quando relacionados a variantes climáticas e antrópicas.


A dinâmica do relevo terrestre está relacionada tanto a fatores endógenos (internos) quanto a fatores exógenos (externos). Como parte dessa dinâmica, ocorrem os movimentos de massa, termo geológico usado para explicar o processo de desprendimento e transporte do solo e/ou fragmentos de rocha nas *vertentes.
Esse deslocamento de material (rocha + solo) é causado principalmente pela ação da gravidade, podendo ser acelerado pela ação de outros agentes como os terremotos, as erupções vulcânicas, as geleiras, as águas correntes e, pelo ser humano.

Dependendo da escala e da velocidade, os movimentos de massa podem variar de lentos a muito rápidos. Os movimentos lentos ocorrem na camada superficial do solo, alguns milímetros por ano, sendo imperceptíveis ao homem. No entanto, são registrados na paisagem pela inclinação de árvores, postes, fendas nas estradas e rachaduras em muros, por exemplo.
Os movimentos rápidos, denominados de deslizamentos e queda de blocos, são caracterizados pela direção e aumento da velocidade em que os materiais são transportados encosta abaixo.

Observe, no infográfico a seguir, um exemplo de deslizamento de terra.









Quando ocorrem em vertentes muito íngremes e estão associados à elevada pluviosidade e antropismo, os deslizamentos são também chamados de escorregamentos (envolvendo o transporte de pedaços de rocha + solo) ou corrida de massa (com fluxo intenso de lama: água + solo).

Embora esses movimentos sejam naturais e façam parte da transformação e formação do relevo, tornam-se um grande problema quando relacionados à ação antrópica, provocando prejuízos ao ambiente e ao meio social.

O QUE SÃO ABALOS SÍSMICOS E ONDE OCORREM?

Veja o infográfico e entenda por que esse agente interno do relevo pode causar muitos prejuízos, destruição e morte.

Geralmente os abalos sísmicos estão associados às falhas geológicas. Eles são causados pela liberação de energia existente no interior da Terra.
A crosta terrestre está dividida em grandes placas rígidas, de vários tamanhos, que se movimentam sobre o magma em diferentes direções. Quando uma placa tectônica se choca com outra placa há liberação de energia, provocando vibrações ou ondas sísmicas que se propagam no interior da crosta e são sentidas na superfície terrestre.
Essas vibrações são percebidas e registradas na escala Richter pelos aparelhos sismógrafos. Veja o infográfico a seguir.