segunda-feira, 8 de março de 2010

Por que Geografia?



Traduzido do original “Why Geography?”, publicado por Caitlin, em 06/03/10 | GeoLoungePor que Geografia? por J. Chartwell*

Os cidadãos de muitos países do mundo ainda não percebem que a ignorância da geografia pode afetar a sua estabilidade política, o sucesso econômico e saúde ambiental. Claro, é importante saber onde as coisas estão localizadas. Mas ainda mais importante é aprender de que maneira esses lugares são afetados por seus ambientes e sua população. Isso também é geografia.

Nossa sobrevivência depende da nossa consciência das coisas, como onde a maior quantidade de dióxido de carbono está sendo produzido e onde as florestas tropicais estão sendo destruídas. Ajudaria-nos para saber por que os terroristas querem atacar. Para ajudar os sobreviventes do tsunami que precisamos saber algo sobre os locais afetados. Geografia é fundamental para todas essas coisas.

É fácil ver porque as pessoas acreditam que (a partir do) mito da leitura do mapa a geografia é apenas fazer (uso de) mapas, e saber onde está tudo. Por exemplo, aos concorrentes dos jogos de tevê serão feitas perguntas como "Qual é o rio que flui através de Zambeze, Zâmbia?" Em casos como este, a resposta pode ser conhecida por ter se estudado um mapa. O conhecimento de lugares e eventos e onde estão localizados é importante e útil. Saber onde aconteceu algo dá mais importância ao evento.

Talvez você já ouviu esta história: um estudante do ensino médio nos Estados Unidos concorria a uma vaga numa universidade nacional. O funcionário da faculdade, responsável pela revisão das admissões negou o pedido, salientando que o candidato precisava ir até o escritório de admissões estrangeiras. O estudante era do Novo México.

Por que Geografia?

Geografia é muito mais do que saber onde está ou ocorreu algo. Você conhece a capital da Bolívia? A resposta é La Paz e Sucre – dois lugares diferentes. Eis o porquê: em 1899 o Partido Conservador na Bolívia foi derrubado pelo Partido Liberal, durante a Revolução Federal. A mineração de cassiterita, que estava na zona de La Paz, se tornou uma indústria importante para o país, e os empresários de estanho apoiavam os Liberais. Assim, os liberais queriam mudar a capital de Sucre para La Paz. Eles apenas parcialmente foram bem-sucedidos. A capital constitucional é agora Sucre, e a capital administrativa é La Paz. Agora que você sabe o "porquê", você terá muito mais condições de lembrar o "onde".

Um conjunto de dezoito padrões de aprendizagem foi criado para a ciência da geografia. Estes dezoito padrões estão separados em seis elementos essenciais:

Os Sistemas Físicos

*
As ações físicas que criam os padrões da superfície da Terra
*
As características e distribuição espacial dos ecossistemas na superfície da Terra

Os Locais e Regiões

*
O material e os atributos humanos dos lugares.
*
Que pessoas formam regiões para decodificar a complexidade da terra
*
Como a cultura e a experiência influenciam a compreensão das pessoas dos lugares e regiões

O Mundo em termos espaciais

*
Como usar os mapas e outras ferramentas geográficas e técnicas para obter, processar e descrever a informação de um ponto de vista espacial
*
Como usar mapas mentais para organizar dados sobre pessoas, lugares e ambientes em um contexto espacial
*
Como estudar o arranjo espacial de pessoas, lugares e ambientes na superfície da Terra

Os Sistemas Humanos

*
As características, a dispersão e a migração de populações humanas na superfície terrestre
*
As características, a dispersão e complexidade dos mosaicos culturais da terra
*
Os padrões e as redes de interdependência econômica na superfície da Terra
*
Os processos, padrões e funções dos assentamentos humanos
*
Como as forças de cooperação e conflito entre as pessoas podem influenciar a divisão e o controle da superfície da Terra

Os usos da Geografia

*
Como aplicar a Geografia na interpretação do passado
*
Como aplicar a Geografia na interpretação do presente e planejar o futuro
*
Meio Ambiente e Sociedade
*
Como as ações humanas mudam o ambiente físico
*
Como os sistemas físicos afetam os sistemas humanos
*
As mudanças que ocorrem no significado, uso, distribuição

*SOBRE O AUTOR J. Chartwell desenvolveu Mapas GPS Info.com, que fornece informações práticas sobre GPS e mapas que todos podem usar. O site inclui análises de produtos e um glossário de Mapas / GPS glossário. Visite http://www.maps-gps-info.com/gp.html

Fonte: Why Geography? by Caitlin, Sat, 06 Mar 2010 20:24:25 GMT

Um comentário: