domingo, 23 de agosto de 2009

Águas Oceânicas

A maior parte de nosso planeta é ocupado pelas águas, sendo muitas vezes chamado de planeta água. A superfície total da Terra é de aproximadamente 510 milhões de km², sendo que, 361 milhões de km² dessa superfície são ocupados pelas águas.


A hidrosfera que é a parte liquida do planeta, é dividida em:


- águas oceânicas: que formam os oceanos e mares;

- águas continentais: incluem o lençol subterrâneo, geleiras, rios e lagos.

As águas oceânicas tem grande influencia no clima, nos transportes, no fornecimento de alimento (através da pesca) e na renovação do oxigênio do ar.


O hemisfério sul apresenta a maior parte da sua superfície encoberto pelas águas, cerca de 81%, e apenas 19% são ocupados pelas terras emersas. Daí o nome ao hemisfério sul de “hemisfério das águas”, e o hemisfério norte é chamado de “hemisfério das terras”, visto que 39% de sua superfície é encoberto pelas terras emersas.


Na verdade, existe um único e grande oceano, que está dividida em: oceanos Pacífico, Índico e Atlântico.



- oceano Pacífico: tem uma área de aproximadamente 165 milhões de km². É o mais extenso de todos os oceanos. Está situado entre as terras australianas, americanas e asiáticas, possui as maiores profundidades conhecidas.



- oceano Atlântico: possui uma área aproximada em 82 milhões de km². É o mais navegável, principalmente na parte entre a Europa e América do Norte. Está localizado entre a África, América e Europa.



- oceano Índico: sua área mede aproximadamente 73 milhões de km², é menor dos três. Fica localizado entre a Ásia, Antártica, Oceania e África.



Os mares são uma extensão natural dos oceanos, quando estão perto de entrar em contato com os continentes. Os mares ocupam 41 milhões de km². Eles podem ser classificados em três tipos:



- mares abertos ou costeiros: tem uma ampla comunicação com os oceanos. Ex. mar da China.



- mares continentais: possuem comunicação com os oceanos através de canais e estreitos, pois estão localizados no interior dos continentes. Ex. o mar Vermelho se comunica com o oceano Índico, através do estreito Bab-El-Mandeb.



- mares isolados: não tem nenhuma ligação com os outros mares ou oceanos. Ex. mar da Galiléia.



CARACTERÍSTICAS



Salinidade



O cloreto de sódio é o responsável pelo sabor salgado das águas do mar. Não só ele, mais outros sais minerais, também foram transportados pelos rios até os oceanos, modificando a composição química das águas do mar. Todos os sais minerais encontrados nos continentes também são encontrados dissolvidos no mar.



Dependendo da temperatura, das chuvas e dos rios tributário a salinidade pode variar.



Em regiões onde a temperatura é alta, existem poucos rios e baixo índice de chuvas, a salinidade é maior.



A salinidade máxima é a do mar Morto, que é de 25%.



Densidade



A densidade das águas via depender dos sais minerais dissolvidos nela. Sendo que a água do mar é mais densa que a água doce. Se representarmos a densidade da água doce por 1, a do mar será de 1,3.



Temperatura



As correntes marítimas, profundidade e latitude fazem variar a temperatura das águas do mar.



Na superfície, a temperatura é igual a da atmosfera em contato.



Abaixo de – 2 °C, a superfície oceânica passa a solidificar-se, isto é o que ocorre nos mares glaciais. Os cristais de gelo flutuam porque apresentam menor densidade.



Banquisa é nome que se dá a camada de gelo que cobre a superfície do mar.



Cor



Dependendo da quantidade e origem de sedimentos a coloração da água pode mudar.



Quando está próximo às costas, apresentam cores esverdeadas, devido a sedimentos de vegetais e detritos de animais; são azul-escuras quando estão livres de sedimentos, em alto mar; nas proximidades da foz de grandes rios são avermelhadas ou amarelo-barrentas, devido aos sedimentos que chegam a foz.



Águas oceânicas em movimento



As águas oceânicas apresentam três movimentos: ondas, marés e correntes marítimas.



Ondas



São movimentos que ocorrem na parte de cima das águas oceânicas. As principais causas são ação do vento, que agita as águas, ou nos abalos sísmicos que ocorrem no fundo do mar.



Os elementos de uma onda são:



- cavado, a parte mais baixa;

- crista, parte mas alta;

- altura;

- comprimento, a distancia entre duas cristas;



Há três tipos de ondas:



- Ondas oscilatórias: são encontradas em alto mar, existe apenas por ação do vento, um movimento circulatório das moléculas de água.

- Ondas transladativas: ocorre quando o vento desloca a massa líquida em direção ao litoral. O cavado da onda esbarra no fundo e provoca um desequilíbrio entre a crista (parte superior) e o cavado (parte inferior), fazendo co quem a massa de água se direcione para frente, formando as rebentações.

- Ondas tsunami: são originados por maremotos, e capazes de criar ondas que se propagam em grande velocidade, são de grande violência. Esse tipo de onda é comum no oceano Pacífico.



Marés



A maré é uma conseqüência da atração do sol e da lua sobre a Terra.



A lua tem mais influencia na maré que o sol, visto que sua distancia é cerca de 400 vezes menor que a distancia Terra-Sol.



O tempo entre a maré baixa e a maré alta é de 6h12, ou seja, em um dia podemos observar duas altas e duas marés baixas.



Amplitude da maré é a diferença entre o nível da maré baixa e a da maré alta. As maiores amplitudes ocorrem nas fazes de lua nova e cheia.



Correntes marítimas



As correntes marinhas podem ser quentes ou frias, são massas de água que circulam nos oceanos.



As correntes frias tem origem nas regiões polares, enquanto que as correntes quentes tem na zona tropical.



Possuem uma grande influencia no clima. Por exemplo: a corrente quente do Golfo, impede o congelamento do mar do Norte e ameniza os rigores do clima de inverno no noroeste da Europa.

14 comentários: