terça-feira, 25 de agosto de 2009

GÁS CARBÔNICO: VILÃO OU MOCINHO?

Isso depende da quantidade e gás carbônico disponível na atmosfera! Leia o post e entenda o porquê.

O gás carbônico, também chamado de dióxido de carbono é uma substância química inodora (sem cheiro), incolor (sem cor) e possui sabor ácido. Sua fórmula química é CO2. Esse gás é muito importante para a manutenção dos seres vivos, pois o CO2 é essencial na realização da fotossíntense, processo pelo qual as plantas transformam a energia solar em energia química. O gás carbônico (CO2) também está presente no processo de respiração dos seres humanos e animais, sendo liberado pela expiração (expulsão do ar dos pulmões).

O gás torna-se prejudicial ao planeta quando é liberado na atmosfera em grande quantidade pela queima dos combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene, carvão mineral e vegetal).
No entanto, não se deve atribuir toda culpa referente ao aumento da temperatura no planeta ao gás carbônico, pois este contribui com cerca de 53 % do total dos gases estufa. Outros gases produzidos pelas atividades humanas também contribuem para o efeito estufa, como o metano (17%); os CFCs (12%), o óxido nitroso (6%), entre outros.

Observe o mapa a seguir. Ele traz informações sobre os países do mundo que mais emitem gás carbônico (CO2), contibuindo para o aumento da temperatura no planeta.


Analisando o mapa verifica-se que os Estados Unidos é o maior responsável pela emissão de gás carbônico em todo o mundo. A China destaca-se como o país mais poluente do continente asiático, usando o carvão, combustível altamente poluente, para gerar mais de dois terços da eletricidade chinesa. No Brasil, o desmatamento da Floresta Amazônica é responsável por aproximadamente 75% da emissão de gás carbônico na atmosfera. O Protocolo de Kioto, o único acordo mundial sobre emissões atualmente em vigor, exige que 35 países desenvolvidos diminuam, até 2012, o volume de suas emissões para 5% abaixo dos níveis registrados em 1990. No entanto, o acordo não envolve três dos quatro maiores poluentes dos dias de hoje: os EUA, que se retiraram do tratado, a Índia e a China.

Para obter mais informações sobre o Protocolo de Kioto, acesse a Pesquisa escolar do portal e digite na caixa de busca o termo "Kioto".


Nenhum comentário:

Postar um comentário