Saiba que Estados brasileiros adotaram o novo horário e a previsão de redução do consumo de energia no País.
À zero hora do dia 18 de outubro de 2009 teve início o horário de verão. Dia em que os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, adiantaram seu relógio em uma hora.
Em 21 de fevereiro de 2010, às vinte e quatro horas (meia-noite), esses mesmos estados deverão atrasar seus relógios em uma hora, ou seja, voltar ao horário civil normal.
A implantação do horário de verão tem por objetivo o melhor aproveitamento da luz natural e, conseqüentemente, a redução do consumo de energia elétrica entre às 18 horas e 21 horas. Nesse horário, principalmente nos meses mais quentes do ano, o consumo de energia pela população dos grandes centros urbanos do País atinge seu ponto mais crítico.
A previsão de redução da demanda de energia para 2009/2010 é de 4,4% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste (1.780 megawatt) ou o suficiente para abastecer uma cidade com 5 milhões de habitantes. No Sul, a previsão de redução é de 4,5%, o que representa 490 megawatt, uma cidade com 1,5 milhão de pessoas. Já a redução total da energia consumida será de 0,5%, cerca de 450 gigawatt/hora no Sudeste e Centro-Oeste e 130 gigawatt/hora no Sul.
A entidade responsável pela coordenação e controle das instalações de geração e transmissão de energia elétrica é o Operador Nacional do Sistema Elétrico.
Através de estudos e levantamento de dados, o ONS decide quais as Unidades da Federação devem adiantar seus relógios e a duração do Horário de Verão.
Mais informações sobre o Horário de Verão atual podem ser obtidas na página do Ministério de Minas e Energia – MME.
sábado, 31 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário