sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Atuação das massas de ar no Brasil

As massas de ar são extensas “bolsas” de ar que realizam deslocamentos ao longo da troposfera, possuem características particulares de temperatura, pressão e umidade relativamente uniforme. Tais características são adquiridas do lugar onde as massas se originam (exemplo: massa polar), porém, ao se deslocarem, interferem no clima e no tempo de distintos lugares por onde passam.

O que difere uma massa de ar de outra massa são a temperatura (quente ou fria) e a umidade (seca ou úmida). Quanto à temperatura, elas podem ser equatoriais/ tropicais (quentes) ou polares (frias). Já em relação à umidade, as massas podem ser marítimas (úmidas) ou continentais (secas), exceto quando se formam em regiões de florestas equatoriais, onde há grande umidade em virtude do processo de evapotranspiração.



De acordo com o deslocamento, as massas de ar vão sendo destituídas de suas características originais, que acontece quando ocorre o encontro de duas massas distintas, fato que dá origem às frentes.
As frentes podem ser frias ou quentes, as frias se formam a partir do contato de uma massa de ar fria com uma quente, sendo que a primeira empurra a segunda. Quando isso acontece, o ar frio eleva a massa de ar quente - que sofre um resfriamento - e a água que se encontra nas nuvens se reverte em chuvas. São nas frentes frias que ocorrem vendavais, temporais e chuvas de granizo.

As frentes quentes acontecem a partir do encontro de uma massa de ar quente com uma fria, de modo que a primeira empurra a segunda. Esse tipo de frente também produz chuvas, no entanto, sem ventos de grande velocidade, granizo, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário