quarta-feira, 16 de setembro de 2009

DEGELO DO ÁRTICO

O Ártico está esquentando mais rápido do que se imaginava e seus mantos de gelo estão derretendo sob influência do aquecimento global. Leia o post para saber mais!

Um estudo feito a partir de novos dados obtidos pelo satélite Acqua, da Nasa, a agência espacial norte-americana, mostra que o processo de diminuição do gelo marinho no Ártico – que já dura uma década – continua. O manto de gelo também está cada vez mais fino. O gelo marinho no Ártico funciona como se fosse uma espécie de ar condicionado para o sistema climático global. Ele reflete a radiação solar de volta ao espaço por possuir um albedo elevado, absorvendo menos energia solar. Já as águas do oceano absorvem maior radiação solar causando mais aquecimento.
Pesquisadores que monitoram a calota glacial ártica a partir do espaço afirmam que no último inverno (no hemisfério Norte) o gelo no círculo polar apresentou a quinta menor extensão desde que esse tipo de registro começou a ser feito, em 1979.
Os seis menores níveis ocorreram justamente nos últimos seis anos, de 2004 a 2009. A velocidade com que o gelo marinho no extremo norte do planeta está encolhendo tem surpreendido os cientistas.
Fonte: Agência Fapesp. Com adaptações.

Observe a imagem e o gráfico a seguir sobre a situação do degelo marinho no Ártico.
Clique na imagem para ampliar

Com base na análise dos dados, é possível concluir que a camada de gelo mais espessa que cobre a região ártica diminuiu de forma considerável entre os invernos de 2004 e 2008. Porém foi no ano de 2008 que ela atingiu seu nível mais baixo, sendo substituída por gelo temporário muito mais fino. De acordo com os cientistas, isso ocorreu (e ainda ocorre) devido ao aumento aumento da taxa de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, que eleva a temperatura da Terra e leva ao derretimento do gelo próximo aos pólos. Com isso, a terra ou o mar aberto ocupam seu lugar. Ambos são, em média, substratos com menor capacidade de reflexão que o gelo, e, portanto, absorvem mais radiação solar. Isso causa ainda mais aquecimento, gerando mais derretimento de gelo, alimentando o ciclo.

Para obter mais informações sobre o Ártico, acesse a Pesquisa escolar do portal e digite na caixa de busca a palavra "Ártico".

Nenhum comentário:

Postar um comentário