sábado, 4 de julho de 2009

Zona de Convergência Intertropical

Nesta semana, uma aluna da região Nordeste do Brasil mandou um e-mail com a seguinte pergunta ao professor on-line:

“Por que aqui no Maranhão está chovendo em um dia o que deveria chover em uma semana?”

Para entender as causas das fortes chuvas que estão castigando os moradores não só do estado do Maranhão como também de outros estados da região Nordeste do Brasil, precisamos conhecer um pouco sobre o sistema meteorológico denominado Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

A Zona de Convergência Intertropical é formada por um aglomerado de nuvens do tipo Cumulunimbus que se movimentam no sentido norte-sul na faixa equatorial do globo terrestre. Essas nuvens caracterizam-se pelo transporte de calor da superfície (baixos níveis) para a alta troposfera e depois para as latitudes médias. A zona de convergência, ou seja, região de encontro dos *ventos alísios vindos do Hemisfério Norte com os ventos alísios do Hemisfério Sul, faz com que o ar quente e úmido suba, carregando umidade do oceano para os altos níveis da atmosfera, ocorrendo a formação de nuvens e consequentemente chuvas.
De acordo com as pesquisas científicas desenvolvidas na área de estudo da meteorologia, a ZCIT está inserida numa região que recebe influências de outras atividades atmosféricas e oceânicas, e todas elas estão relacionadas às precipitações que ocorrem no nordeste brasileiro.
Assim, podemos concluir que a Zona de Convergência Intertropical é um sistema meteorológico importante, pois favorece a abundância ou a deficiência de chuvas na região Nordeste do Brasil.



Observe a imagem de satélite do dia 07/05. Ela mostra uma nebulosidade influenciada pela ZCIT sobre alguns estados da região Norte e Nordeste do Brasil.


Entenda a relação entre a ZCIT e as fortes chuvas na região Nordeste do Brasil.

Legenda CPTEC: Na imagem de satélite de hoje (07/05), das 09:00h (horário de Brasília), observam-se nuvens com significativo desenvolvimento vertical, ou seja, nuvens de trovoadas em áreas do PA, AP, e de forma mais isolada no AM, no TO e entre o MA e PI. No norte da Região Norte e da Região Nordeste a nebulosidade é favorecida pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), nas demais área destas Regiões as nuvens são consequencias do calor e umidade. Crédito: Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE.

*Alísios são os ventos que sopram dos trópicos (zonas de alta pressão) para o Equador (zona de baixa pressão). Esses ventos são úmidos e provocam chuvas nos locais onde convergem, ou seja, onde se encontram.



Fonte de pesquisa:
- Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE);
- Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas/Departamento de Ciências Atmosféricas – USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário