sábado, 4 de julho de 2009

Projeto paradidático - As Descobertas de Zasp

Fotos dos alunos ( 4ª série) do Centro educacional O Pequeno Príncipie durante a realização do projeto: "As nossas descobertas"








“ AS NOSSAS DESCOBERTAS”

1. Justificativa:
De acordo com César Coll, a aprendizagem sempre tem como base conceitos, concepções, representações e conhecimentos construídos durante as experiências prévias dos estudantes. Portanto para que ocorra aprendizagem significativa é preciso que nós educadores crie condições para que os alunos realizem trabalhos com seus próprios instrumentos a partir de atividades em grupo desenvolvendo assim a integração cognitiva e a construção do conhecimento.
A partir da leitura do livro paradidático “As descobertas de Zasp” e as aulas expositivas sobre os conteúdos abaixo, será realizado um trabalho em grupo intitulado “As nossas descobertas” para que os alunos percebam na prática a contextualização do conhecimento.

2. Objetivos:
Construir uma representação do Globo Terrestre ( em grupo) para solucionar situaões-problemas que envolva as seguintes habilidades:
• Identificar os movimentos da Terra e suas conseqüências;
• Identificar as Zonas térmicas da Terra;
• Localizar-se na superfície terrestre a partir das linhas imaginárias (Paralelos e Meridianos)

3. Desenvolvimento do trabalho
Os grupos serão divididos com base em um diagnóstico realizado a partir das testagens, identificando o nível de conhecimento de cada um, de modo a desenvolverem estratégias significativas para a construção do conhecimento acerca da temática em foco.

Etapa 01:
• Serão organizados 4 grupos com 5 componentes.
• Explicação sobre o objeto de estudo a ser representado.
• Distribuição das situaçõe-problemas por grupo, definindo as tarefas.
• Explicar as regras sobre cooperação entre os participantes.

Etapa 02:
• Os alunos deverão iniciar a construção da representação do Globo Terrestre identificando as linhas imaginárias.
• O professor deverá acompanhar o trabalho dos grupos de modo a garantir que os integrantes troquem informações e se ajudem no avanço da idéias.

Etapa 03:
• Após construção do Globo, os grupos irão resolver as situações-problemas especificas de cada grupo, relacionando conhecimentos e informações que levem à resposta.

Etapa 04: Culminância
• Cada grupo irá apresentar os resultados alcançados mostrando para a turma quais foram as estratégias utilizadas.
• Situações-problemas que serão apresentadas: 1. Movimento de rotação ( Dias e noites); 2. Movimento de translação ( Estações do ano); 3. Zonas térmicas e 4. Localizar países nos diferentes hemisférios.

4. Recursos:

• 1 Bola de isopor 250mm ( por grupo)
• 1 caixa de alfinete com 6 unidades ou 6 bonecos pequenos para maquete.

• Tinta e pincel.
• Cadernos (registro das estratégias.

5. Critérios avaliativos:
• Domínio do conteúdo
• Organização e integração.
• Coerência e clareza das idéias.

3 comentários:

  1. Juliana Vitória.4-A27 de julho de 2009 às 12:23

    Esse trabalho foi um mácimo!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pró, está de parabés amem o seu blog.
    Beijos Esther

    ResponderExcluir
  3. QUE BONS MOMENTOS AQUELES NE PRO
    DE SUA ALUNA LUANA QUE AGORA SOU 5 B

    ResponderExcluir