segunda-feira, 6 de julho de 2009

O QUE É BRIC?

Entenda porque o Brasil, a Rússia, a Índia e a China podem transformar a ordem econômica mundial nesta primeira metade do século XXI.


"Os rumos dos negócios cada vez mais dependerão do sucesso ou do fracasso desses quatro países”.
Jim O’Neill

BRIC é a sigla usada para nomear o grupo dos quatros maiores países emergentes ou em desenvolvimento econômico: Brasil, Rússia, Índia e China. Esses países, segundo o economista Jim O'Neill, chefe de Pesquisa Econômica Global do banco Goldman Sachs, podem se tornar no futuro grandes potências econômicas.

Com base nas estimativas de evolução dos mercados, da produção e da demografia dos quatro países, os pesquisadores do Goldman Sachs apontam como principal fator da importância do BRIC, o grande mercado consumidor que o grupo possui, pois juntos eles somam aproximadamente 40% da população mundial. Isso significa que nos próximos anos haverá uma elevação do nível social dos habitantes desses países, onde muitos passarão da classe pobre para a média, aumentando o poder aquisitivo e consequentemente o consumo.

A liderança em alguns setores da economia, também é um dos fatores que indicam o potencial do grupo. O Brasil, por exemplo, é considerado um importante produtor agrícola, possui grandes reservas minerais e um parque industrial diversificado. A Rússia possui grandes reservas de petróleo e gás natural; a Índia destaca-se na área tecnológica, em especial a informática e a China, além de oferecer mão de obra abundante, vem investindo e ampliando sua produção de conhecimento e tecnologia.

Os países integrantes do BRIC possuem características econômicas em comum, no entanto eles não formam um bloco econômico. No cenário geopolítico, o Brasil, a Rússia, a Índia e a China formam um bloco político em busca de maior representatividade e influência nas decisões econômicas, sociais e políticas internacionais.

Características comuns do BRIC:

- Economia e situação política estável;
- Índices de produção e exportação em crescimento;
- Investimentos em setores de infraestrutura;
- Boas reservas de recursos minerais;
- PIB em crescimento;
- Mão de obra abundante e em processo de qualificação;
- Índices sociais em processo de melhorias;
- Diminuição lenta das desigualdades sociais;
- Mercados de capitais com grandes investimentos estrangeiros;
- Investimentos de empresas estrangeiras nos diversos setores da economia e
- Rápida inclusão digital.

Apesar das projeções feitas e da expectativa dos economistas, vale lembrar que os quatro países estão em processo de desenvolvimento e ainda possuem muitos problemas de ordem política, econômica e social para resolver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário