segunda-feira, 6 de julho de 2009

TRABALHO ESCOLAR: SEMINÁRIO

Dicas de como organizar e apresentar um seminário.




Durante o ano letivo, professores de várias disciplinas, entre elas a de Geografia, solicitam à suas turmas trabalhos escolares para complementar um conteúdo e avaliar a participação dos alunos, um deles é a organização de um seminário.
Mas o que é um seminário? Como realizar uma pesquisa para organizá-lo? Como deve ser feita a apresentação: pela leitura de textos ou explicação por meio de cartazes? A apresentação pode ser feita no Power Point?

Essas são as principais dúvidas dos alunos, recebidas por e-mail nesse início de ano. Sendo assim, dedico este post a estudantes e professores que queiram aprofundar seus conhecimentos sobre esse método de transmissão de informações.

O seminário é instrumento pedagógico que tem como objetivo, permitir a um ou mais expositores, transmitirem informações para um público leigo, sobre um determinado assunto investigado. Para que o público tire proveito das informações, faz-se necessário que o(s) expositor(es) faça(m) uso, com eficácia, da linguagem oral, assim como dos recursos materiais. Por isso, é fundamental que o trabalho seja planejado e organizado. Não se pode perder de vista que o objetivo principal da tarefa, transmitir, com eficácia, as informações, deve ser garantido.
A utilização do seminário de forma organizada e estruturada não só contribui para a aprendizagem do público, mas também para a aprendizagem daquele(s) que o apresenta(m), uma vez que deve(m) pesquisar o tema abordado nas mais diversas fontes de informações, assim como deve(m); elaborar um esquema orientador da fala e, por fim, saber utilizar os recursos materiais para a apresentação.

Objetivos
· Aprender a transmitir com eficácia as informações pesquisadas;
· Aprender a utilizar a lógica e a organicidade para construir o texto formal;
· Aprender a utilizar a lógica e a capacidade de síntese para elaborar um esquema orientador da fala;
· Aprender a utilizar os recursos tecnológicos para este tipo de aprsentação.

Uso de Recursos
· Cartaz/banner utilizando desde cartolina até materiais mais modernos;
· Giz e lousa;
· Transparência e retroprojetor;
· Sínteses e fotocópias para o público;
· TV/Vídeo cassete e fita de vídeo;
· TV/Aparelho de DVD e DVD;
· Projetor multimídia/Microcomputador/Power Point e arquivo de apresentação (.pps, .htm/html, outros tipos);
· Projetor de slides tradicional;
· Filmadora;
· Outros tipos.

1) Pré-Seminário

O Seminário deve ser preparado em Grupo. Este aspecto é muito importante porque todos os alunos devem ter domínio dos onteúdos a serem apresentados, e isso somente será possível, se todos os alunos participarem de todas as etapas que envolvem a preparação do Seminário.

Etapas do Pré-Seminário
· Levantamento de literatura sobre o tema, na Biblioteca, na internet e outras fontes de informação;
· Após o levantamento de literatura sobre o tema, é necessário ler o material e discutir em conjunto as questões mais importantes;
· Elaborar o trabalho escrito em grupo. É importante que o grupo tenha clareza, que não se deve dividir o trabalho em partes e designar um responsável para sua confecção. Essa prática não funciona do ponto de vista do Seminário, porque ninguém terá a visão do todo, e isso será percebido pelo público presente;
· Feito isso, seleciona-se o que é mais relevante para ser apresentado no Seminário, e designa-se quem fica com o quê;
· A elaboração do material que será apresentado deve pautar-se pela qualidade. Isso significa que o grupo deve utilizar gráficos, tabelas, esquemas, gravuras, mapas etc.;
· A forma de apresentação é importante. Para isso, deve-se observar:
· O tamanho da fonte é importante. Nunca usar tamanho de fonte pequena. No mínimo, utilizar o tamanho 20;
· A fonte escolhida também é importante. Os padrões mais usados são: Arial, Verdana ou Tahoma;
· Identificar o título ou subtítulo do conteúdo do slide/transparência;
· Mencionar as fontes e autores utilizados.
· Conhecer as tecnologias educacionais que serão utilizadas: retroprojetor, projetor multimídia, vídeos, etc.

Apresentação do Seminário
A apresentação do Seminário é muito importante, uma vez que o Grupo tem a responsabilidade de passar aos presentes o conteúdo que ficou sob sua responsabilidade. Os presentes não sabem nada (ou sabem pouco) sobre aquele tema, por isso, é importante observar:
· Organizar a sala de aula, de forma a facilitar o trabalho do grupo ou aluno que fará o seminário;
· Garantir que o público possa ver e ouvir o(s) apresentador(es), sem problemas;
· Círculo ou semicírculo pode ser usado quando a apresentação prever debate;
· Postura individual e em grupo – todos devem estar atentos ao que está sendo apresentado por um dos membros do grupo;
· Designar as tarefas de cada um previamente, quando da preparação do seminário;
· Saber posicionar-se frente ao público.

Observar:
· Direção do olhar;
· Tom de voz;
· Falar para todos os ouvintes;
· Não ficar de costas para os ouvintes;
· Não andar na frente dos recursos educacionais que estiverem sendo utilizados.
· Não utilizar termos como:
Tipo assim...
né...
Para "mim" fazer – Para eu fazer, para eu dizer, para eu trazer
Vem de encontro – vem ao encontro
Bater de frente com – debater/discutir
Vem traçar – pretende estabelecer
Não é aquelas coisas – não atende a um padrão de qualidade adequado
Bastante garra – profissionalismo
A nível de – no nível de / em nível de

Roteiro de Apresentação
· Deve-se abrir o seminário apresentando o grupo e o tema que o grupo vai abordar;
· Em seguida, deve-se apresentar os objetivos do tema específico no qual o grupo trabalhou;
· Após as apresentações iniciais, o grupo deve introduzir o tema e delimitar o assunto dentro do tema. Ex.:
O assunto de minha exposição será....
Abordarei nesta exposição alguns aspectos sobre...
· Desenvolver o tema, isso significa que o grupo deve apresentar em uma seqüência lógica o tema, ou seja, as informações devem ser organizadas de forma coerente e numa progressão lógica;
· Finalização da apresentação, o grupo deve concluir o tema, ou seja, é necessário que haja um fechamento, das idéias ali expostas. Ex.:
Em resumo...
Para concluir...
Consideramos ao final que...
Abrir ao público a possibilidade de formularem questões, tirarem dúvidas etc., com o objetivo de desencadear uma discussão ou reflexão entre os participantes.

NOTA: Sempre mencionar o(s) autor(es) e as fontes citada(s).

Crédito: VALENTIM, Marta L. P. Apresentação de seminário. Marília: UNESP, 2008. 14 slides (Material Didático). Disponível em: Site Marta Valentim - Disciplina - Marketing em Unidades de Informação.

3 comentários:

  1. Gustavo Marques Cunha23 de julho de 2009 09:37

    oi pró, gostei dessas varias coisas foto explicações como deve saber, mas queria saber onde estar as fotos da 4A, pois só vejo foto da 4b se a senhora tiver as fotos quero ver.

    este foi meu comentario.

    Gustavo Marques Cunha 4A

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  2. pro queria saber mais sobre as bacias hidrograficas.

    João gabriel 5b

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  3. Juliana Vitória4A27 de julho de 2009 12:43

    Pró de que série foi esse trbalho?

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