sexta-feira, 24 de julho de 2009

Qual é a diferênça entre banquisa e iceberg?

Iceberg

Iceberg - fotomontagem mostrando a aparência de um iceberg inteiroIceberg
(do inglês ice = "gelo" + sueco berg = "montanha") é um enorme bloco ou massa de gelo que se desprende das geleiras existentes nos calotas polares, originárias da era glacial, há mais de cinco mil anos.

Icebergs são constituídos primordialmente de água doce, conquanto não puramente, dado que podem trazer em seu interior corpos outros (animais, fósseis ou não). Não se devem confundir com banquisas (plataformas de água do mar congelada no inverno), que raramente resistem ao verão.

De cada iceberg, apenas cerca de 10% da sua massa (ou volume, dado que a massa específica da água, mesmo no estado sólido, é significantemente próxima de 1 g.cm-3) emerge à superfície. A rigor, a massa específica do gelo em condições polares vale 0,917 g.cm-3, e permanece essencialmente constante durante toda a "vida" útil do bloco como tal, embora lenta, mas progressivamente crescente com o decurso do tempo e o contato com o meio por onde flutua. Os demais cerca de 90% permanecem submersos, donde o enorme perigo que conferem especialmente à navegação. Em se tratando de dimensões lineares — mais especifica, notadamente, a altura — tem-se que, em média, cerca de 1/7 do iceberg aflora, emerso, à superfície, enquanto os demais 6/7 constituem a porção oculta, o lastro submerso da massa polar flutuante.

Sobre a flutuação do iceberg, decorre ela do fato físico de apresentar o gelo polar (de água doce) massa específica (ou densidade absoluta) de cerca de 0,917 g.cm-3, conforme dito, equanto a água do mar, por ser solução salina, apresenta, pois, massa específica necessariamente maior do que 1 g.cm-3 (a rigor, e em média, 1,025 g.cm-3. Assim, pelo Princípio de Arquimedes, o iceberg necessariamente flutua na água do mar. As dimensões lineares (alturas) e as massas e os volumes emerso e imerso (submerso) calculam-se pelas leis hidrostáticas, o princípio de Arquimedes uma delas.

Desse fato concreto da natureza decorre o dito popular (conotativo) de que "isto ou aquilo é apenas a ponta do iceberg", para se referir algo (empreendimento, problema, concreto ou abstrato, etc.) que aparenta ser de simples enfrentamento ou solução, quando, na verdade, é de complexidade ou envergadura consideravelmente maior, a inspirar, pois, por cuidados maiores que os apenas evidentes.

O exemplo mais trágico de colisão naval com iceberg é o conhecido episódio do naufrágio do transatlântico Titanic, em 14 de abril de 1912.


Banquisa


Banquisa derretendoBanquisa ou banco de gelo é água do mar gelada, que começa a formar-se aos – 2º C, originando uma camada delgada que se quebra facilmente. Os pedaços maiores engrossam e aglomeram-se, recolhendo na periferia os pedaços mais pequenos: é um gelo em placas. Estes blocos ampliam-se na base e acabam por soldar-se, constituindo então o «gelo novo». Transportada pelas correntes, a banquisa fractura-se e torna a soldar-se, formando, na linha de contato entre os blocos, «arestas de pressão», cristais de gelo com o seu equivalente em profundidade. O gelo estacional forma-se na periferia das zonas polares. Noutros locais, origina a banquisa permanente (ou plurianual), que pode atingir 30 m de espessura, com arestas até 70 m de profundidade. A banquisa pode derreter um pouco à superfície, mas regenera-se em profundidade. O gelo do mar incorpora muito pouco sal (nunca mais de 5 g/li).

Não deve confundir-se a banquisa com os icebergs, que são água doce gelada, trazida até ao mar pelos glaciares.

Ursos polares vendo um submarino nuclearA maior parte da banquisa ártica gira permanentemente no Oceano Ártico. Os navios de outros tempos, presos na banquisa, eram frequentemente esmagados. Os modernos quebra-gelos conseguem atravessar banquisas com alguns metros de espessura, mas certas regiões continuam inacessíveis; os Arktika conseguiram, contudo, chegar ao Pólo Norte em 1977. Desde 1958, submarinos nucleares atravessam o oceano Ártico a norte da Gronelândia por baixo da banquisa.
Fonte(s):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Iceberg
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Banquisa"

Portanto, não confunda!!!

Banquisa é uma camada de gelo, formada na superfície do oceano pelo congelamento da água. Geralmente ela ocorre nas regiões polares no inverno, quando a temperatura cai a -2º C ou -3º C, e depois desaparece durante o verão. Como a densidade do gelo é menor que a da água, a banquisa pode elevar-se a até 60 metros acima do nível do mar.
Icebergs, por sua vez, são pedaços de gelo que se desprendem de um bloco de gelo maior ou geleiras.

2 comentários:

  1. Pró Val,eu adorei esse texto,seu blog é exelente!!!
    :)
    ;)
    bjo!
    xau!
    Ass: Bruna Matos 5ª B

    ResponderExcluir